Sumário
< Base de Conhecimento
Imprimir

Gerencie suas notas de entrada, controle suas compras, estoque, faça entrada de nota. (Entrada de Nota manual, para entrada de nota automatizada acesse Suprimentos → Importar XML)

Neste artigo você irá aprender:
1. Cadastrar uma entrada de nota manual
2. Excluir ou Alterar
3. Visualizar DANFe (Impressão A4 do Fornecedor)
4. Exportar XML

No SpeedyERP acesse: Suprimentos → Entrada de Nota Fiscal de Compra.

1. Cadastrar uma entrada de nota manual

Vale ressaltar, novamente, que este processo é utilizado para realização de entrada de nota manualmente. Para realizar a entrada de notas por xml veja Importar XML.
Clique no botão Inserir [F2].

Ao clicar no botão inserir será apresentada a aba Dados da NF e nela terão 4 abas: Dados Principais, Cobrança e Informações Adicionais.

Na aba Dados Principais você preencherá a Finalidade da Nota (normal, complementar, ajuste ou devolução/retorno), número, série, modelo, chave de acesso (chave da nota), a operação fiscal, o fornecedor e os dados do cabeçalho da nota.

Na aba Cobrança você irá informar os dados da fatura para que o sistema gere as contas a receber referentes ao documento inserido.

Informe o Número do documento (à seu critério de organização, normalmente utiliza-se o próprio número da nota, para facilitar a busca) e clique na calculadora para informar a quantidade e parcelas.

Na tabela dê um duplo clique nos dados que deseja alterar (data e valor) para poder realizar os ajustes necessários.

Na aba Informações Adicionais, informe as informações adicionais da nota.

Ao concluir os dados da aba Dados da NF clique no botão Salvar [F12] que surgirá a aba Produtos/Serviços para adicionar os produtos a NF-e.

Acese a aba Produtos/Serviços e clique no botão 1 – Inserir (na parte inferior).

Informe o produto, CST/CSOSN, CFOP, quantidade, valor unitário e se necessário frete, seguro, outras despesas e desconto. Na parte inferior estarão as informações fiscais. Por padrão o sistema irá buscar estas informações do seu cadastro de produtos. Porém, é possível alterar se desejar. Ao finalizar clique no botão 4 – Salvar (na parte inferior). Repita o procedimento para os demais produtos.

Adicionado os produtos, clique no botão Resumo. Analise se não há diferença entre os valores informados no cabeçalho e os itens calculados. Se houver diferença você deverá analisar e verificar se houve erro no preenchimento dos dados.

Clique no botão Finalizar Nota.

A tela de reajuste de preço irá surgir. Nesta você poderá analisar o custo que cada produto teve na respectiva nota, para que possa ajustar o seu preço/margem.

Vamos detalhá-la.


1. Marque para habilitar o ajuste de preço;
2. Marque os itens que deseja reajustar os preços de venda e custo;
3. O custo calculado é o custo do item + o rateio das demais despesas envolvidas na NF.
4. Dê um duplo clique e informe outros valores, se desejar. Estes campos estão correlacionados, ou seja, ao modificar um os outros serão reajustados automaticamente.
5. Dados atuais do cadastro de produtos.
6. Marque quais valores deseja reajustar.
7. Confirmar: para alterar os valores.
8. Cancelar: para não efetuar nenhum reajuste de valores do cadastro de produtos.

Para gerar o financeiro (contas a pagar) de acordo com os dados informados na aba Cobrança, clique no botão Gerar Financeiro.

Pronto, sua nota registrada no sistema e o produto foi atualizado (estoque e valores).

2. Alterar ou Excluir

É possível alterar ou excluir os cadastros.
Para alterar, clique no botão Alterar [F3]

Para Excluir, clique no botão Excluir [F4]:

Obs.: quando o cadastro já tiver sido utilizado por outra rotina do sistema a exclusão do mesmo será impossibilitada por questão de segurança e consistência de dados.

Obs.: O botão alterar servirá para alterar os dados do cabeçalho da nota, ou seja, os dados da aba Dados Principais. Caso deseje alterar alguma informação dos produtos, basta abrir a nota com um duplo clique, ir até a aba Produtos/Serviços, selecionar o item e clicar no botão 2 – Alterar ou 3 – Excluir.

3. Visualizar DANFe

Para visualizar a impressão no formato padrão (A4) clique no botão +Opções [F5] → Visualizar DANFe.

Obs.: Esta opção só é possível de ser utilizada se a entrada da NF-e foi realizada através de um XML.

4. Exportar XML

Há duas maneiras de exportar os XML’s das notas de entrada. A primeira é para quando deseja exportar apenas um único XML. Para isto, selecione a nota que deseja exportar o XML e clique no botão +Opções [F5] → Exportar XML NFe Selecionada.

A outra maneira é utilizada quando deseja exportar várias notas de uma só vez.
Para isto, clique no botão +Opções [F5] → Exportar XML NFe em Lote.

Filtre os dados conforme necessário e clique no botão OK. Selecione a pasta que deseja salvar os XML’s e prontinho. Suas notas já estão disponíveis na pasta desejada.

Entre em contato conosco

A Speedy Sistemas conta com uma equipe de suporte especializada pronta para melhor lhe atender. Onde encontrar nossos contatos? Basta clicar na nossa logomarca no canto direito superior que abrirá uma janela com as nossas informações para contato.

O funcionamento do suporte é de Segunda a Sábado em horário comercial.